quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TURBINAS - SAIBA COMO FUNCIONA

O kit turbo tem a capacidade de dobrar facilmente a potência do motor. Para o motor aguentar esta nova potência é necessária a instalação de equipamentos eletrônicos que gerencie o ponto de ignição (quando a vela gera faísca) e um bico injetor extras para equilibrar a mistura de ar/combustível já que agora a turbina enviará mais ar para o motor e o combustível injetado pelos bicos originais não será suficiente. Existem outras formas também eficientes para injetar mais combustível eletronicamente, porem com um bico extra é a forma mais simples e com ótimos resultados.
Característica de um kit turbo instalado

Obs. Nas informações abaixo estamos considerando a perfeita instalação do kit turbo por um profissional qualificado com os devidos ajustes de controle de ponto e injeção suplementar.

Pré-requisitos – Para a instalação de um kit turbo o motor deve estar em perfeitas condições de funcionamento. Verifique quaisquer problemas antes da instalação do kit turbo.
Combustível – Motores a gasolina é recomendado pressão máxima de 0,5kg. Motores a álcool pressão máxima de 0,8kg. Carros Flex utilizar no máximo 20% de gasolina na mistura e pressão de até 0,8kg. O kit turbo não é compatível com motores movidos a GNV.

Ganho de potência – Em média o ganho de potência do motor é acima de 100% com 1kg de pressão da turbina. É uma medida usada como referência de ganho de potência.

Funcionamento – A turbina fica permanentemente conectada ao motor e seu funcionamento é progressivo de acordo com o ganho de giro do motor. A turbina só gera pressão quando o motor esta sobre carga (arrancada ou numa subida). Quanto maior o giro e carga do motor maior a pressão gerada até chegar a pressão máxima ajustada.

Consumo – A turbina geralmente começa a fazer pressão em torno de 2000RPM~2600RPM, portanto o consumo em transito na cidade não deve aumenta significativamente. Na estrada em velocidade constante o consumo também não deve ser alterado. É importante ressaltar que a forma de condução do automóvel influencia muito no consumo. Arrancadas bruscas e constantes fazem a turbina entrar em ação aumentando o consumo, na condução suave a turbina não precisa gerar muita pressão fazendo o consumo ser menor.

Dirigibilidade – Quando a turbina começa a gerar pressão não é perceptível, a aceleração deve ser constante e sem solavancos, a sensação deve ser semelhante de estar dirigindo um automóvel com um motor maior. Este trabalho de ajuste deve ficar por conta do instalador qualificado.

Manutenção – A turbina é lubrificada pelo mesmo óleo do motor, desta forma é importante que o óleo esteja sempre em boas condições. Recomendamos troca do óleo a cada 3000~5000km ou a cada 3 meses, utilize sempre o óleo recomendando pelo fabricante de seu automóvel, consulte o manual.

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